Conheça três livros essenciais para aprender um pouco mais sobre Gestão e Produção Cultural. As recomendações são do professor e curador Felipe de Assis. Felipe é o docente que ministrou a disciplina Práticas em Gestão e Produção Cultural, que faz parte do cronograma da 2ª turma do Laboratório de Gestão Cultural: Especialização em Gestão Cultural.

A obra analisa as questões relativas à constituição do campo da gestão cultural em Belo Horizonte desde a década de 1980. Seu foco principal é compreender os processos diferenciados de formação dos gestores culturais e sua relação na condução de suas trajetórias profissionais, levantando, finalmente, quais são os saberes necessários para que atuem no mercado de trabalho. Para compreender esse processo, foi realizado o processo de identificação dos sujeitos que, a partir de uma demarcação temporal – décadas de 1980 e 1990 e início do século XXI –, contribuíram para a construção dessa profissão.
No momento, o livro não está mais à venda. Entretanto, é possível ler gratuitamente a dissertação de mestrado que originou a publicação em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-856N9M

O primeiro livro do produtor e gestor cultural mineiro Romulo Avelar, aborda as questões técnicas, administrativas, financeiras e políticas que permeiam e oferecem suporte à cena cultural. Segundo Avelar, o público que vê um espetáculo não imagina a infinidade de providências que precisam ser tomadas nos bastidores, antes, durante e depois daquele breve período em que o artista está em cena. Para que um espetáculo aconteça, “uma legião de anônimos trabalha arduamente para que tudo esteja pronto e perfeito no momento da abertura das portas ao público”, afirma. “Este é o avesso da cena”, completa.
O livro está à venda em diversas lojas online.

O livro é a primeira publicação da Coleção de Saberes, editora da Universidade Federal da Bahia. A partir do interesse em criar uma linha editorial didática que contemple a produção acadêmica vinculada ao ensino da graduação, a presente obra busca organizar as experiências dentro das salas de aula e além delas, contribuindo para a formação e desenvolvimento de um novo espaço acadêmico voltado para o campo dos estudos da cultura e de sua organização.
A publicação pode ser lida gratuitamente no link https://repositorio.ufba.br/handle/ufba/146