O curso se destina a gestores públicos de equipamentos culturais, técnicos de Secretarias da Cultura, conselheiros de cultura, além de representantes de núcleos de cultura e arte, agentes de instituições de relevância cultural sem fins lucrativos e técnicos e gestores de equipamentos privados.
O curso está estruturado com disciplinas que abordam, de modo aprofundado e continuado, as principais questões da área como: conceitos e perspectivas acerca da cultura, políticas culturais, ferramentas para a gestão criativa, direitos culturais, planejamento, inovação em gestão cultural e estudos em torno de aspectos políticos, históricos e sociais do campo da gestão cultural.
A formatação do Laboratório de Gestão é ideal para ressignificar o papel do gestor, que passa a extrapolar a função administrativa e atividades burocráticas para efetivar-se enquanto ator criativo, inovador e capaz de contribuir para a pluralidade e fruição cultural. Nesse sentido, o conteúdo programático do curso reúne análises e reflexões para construir um diagnóstico das instituições culturais e dos profissionais que nelas atuam.
A delimitação de um corpus teórico amplo, a troca de experiências com o corpo docente e a interação entre os participantes possibilitam um enriquecimento do processo de capacitação, desenvolvendo habilidades técnicas, humanas e sociais para que os gestores possam agir de forma mais assertiva em centros culturais, órgãos públicos, universidades e demais setores da cultura.