Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

Resultado Final da Seleção para o Laboratório de Gestão Cultural 2022

Pós-Graduação lato sensu em Gestão Cultural

O equilíbrio entre os aspectos simbólicos e econômicos é fundamental para a sustentabilidade da cultura, demandando gestores que entendam a diversidade, a inclusão sociocultural e a valorização das tradições como elementos centrais para pensar políticas públicas.

Foi compreendendo a centralidade da qualificação dos gestores para a maior assertividade e efetividade das políticas culturais que o Laboratório de Gestão se estruturou. O Laboratório de Gestão Cultural é um curso de formação voltado aos gestores culturais, realizado ao longo de 12 meses.

Com uma carga horária de 472 horas/aula, distribuídas em disciplinas obrigatórias, projeto orientado e trabalho de conclusão de curso, o curso contempla temas como elaboração de projetos culturais a discussões das políticas culturais, sistemas e indicadores da cultura, práticas de produção, circulação e difusão, dentre outros, expondo dimensões e experiências que sirvam como diretrizes para uma atuação diferenciada e participativa dos gestores.

O curso se destina a gestores públicos de equipamentos culturais, técnicos de Secretarias da Cultura, conselheiros de cultura, além de representantes de núcleos de cultura e arte, agentes de instituições de relevância cultural sem fins lucrativos e técnicos e gestores de equipamentos privados.

O curso está estruturado com disciplinas que abordam, de modo aprofundado e continuado, as principais questões da área como: conceitos e perspectivas acerca da cultura, políticas culturais, ferramentas para a gestão criativa, direitos culturais, planejamento, inovação em gestão cultural e estudos em torno de aspectos políticos, históricos e sociais do campo da gestão cultural. 

A formatação do Laboratório de Gestão é ideal para ressignificar o papel do gestor, que passa a extrapolar a função administrativa e atividades burocráticas para efetivar-se enquanto ator criativo, inovador e capaz de contribuir para a pluralidade e fruição cultural. Nesse sentido, o conteúdo programático do curso reúne análises e reflexões para construir um diagnóstico das instituições culturais e dos profissionais que nelas atuam. 

A delimitação de um corpus teórico amplo, a troca de experiências com o corpo docente e a interação entre os participantes possibilitam um enriquecimento do processo de capacitação, desenvolvendo habilidades técnicas, humanas e sociais para que os gestores possam agir de forma mais assertiva em centros culturais, órgãos públicos, universidades e demais setores da cultura.

472 horas/aula
12 meses de duração

Estrutura:

Disciplinas regulares
Seminários
Projeto orientado
Trabalho de Conclusão de Curso

O programa também terá uma atuação ampla, com disciplinas distribuídas em três eixos de formação:

Fundamentos dos meios de expressão;
Teoria e método em cultura;
Planejamento e produção cultural.

As disciplinas buscam uma fusão entre conhecimentos técnicos e formação humanística, incluindo abordagens sobre planejamento estratégico, organização e gerenciamento de projetos e eventos, economia criativa, concepção de produtos artísticos e elaboração de políticas para a cultura nos âmbitos públicos ou privados.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2022 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.