Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

Aguarde!
Novidades em breve.

Curso Técnico em Produção Cultural

Pioneiro na formação de produtores culturais no Estado do Ceará, o Laboratório de Produção apresenta-se como um espaço de organização e qualificação onde se propõe a atender uma demanda crescente de profissionais voltados para o desenvolvimento de projetos e programas culturais existentes no Estado.

Neste ano de 2021, o curso apresenta a sua 3ª edição com início para o mês de maio onde, pela primeira vez, acontecerá de forma remota. A implementação no ensino à distância foi uma ação pensada principalmente para garantir e promover total segurança dos alunos e professores – devido ao momento que estamos passando com a pandemia do Covid 19 – e também possibilitar a continuidade do projeto e a formação de novos profissionais.

Desde 2013, ano de lançamento, o curso alcançou e beneficiou mais de 4 mil pessoas nas duas primeiras edições.

Essa iniciativa é apresentada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e a Souza Cruz, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos culturais é realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, pelos Laboratórios Culturais, pela Quitanda Soluções Criativas e o Instituto BR, produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

1.060 horas/aula
12 meses de duração

Estrutura:

Disciplinas obrigatórias
Estágio
Trabalho de Conclusão de Curso
Atividades Complementares

Oficinas atreladas à prática profissional dos produtores.

O programa também terá uma atuação ampla, com disciplinas distribuídas em três eixos de formação:

Fundamentos dos meios de expressão;
Teoria e método em cultura;
Planejamento e produção cultural.

As disciplinas buscam uma fusão entre conhecimentos técnicos e formação humanística, incluindo abordagens sobre planejamento estratégico, organização e gerenciamento de projetos e eventos, economia criativa, concepção de produtos artísticos e elaboração de políticas para a cultura nos âmbitos públicos ou privados.

Tem interesse em participar?

As inscrições para a 3ª edição já estão abertas!
Boa Sorte!!

Inscreva-se agora
seleção 2021

Edições Anteriores

Experiência pioneira no Estado do Ceará

Foram 18 meses de reflexão, criação e produtividade. A primeira turma do Laboratório de Produção Cultural – Curso Técnico em Produção Cultural. A iniciativa de formação se tornou pioneira no Estado do Ceará.

O Curso teve início em 2013 e foi estruturado com uma carga horária de 1.050 horas-aula, disponibilizando aos alunos um total de 26 disciplinas regulares que abordavam as artes e as políticas culturais, de modo mais amplo, e debates mais específicos nas diversas linguagens artísticas, como teatro, artes plásticas, música e Literatura. Como parte integrante dessa formação, o estágio supervisionado permitiu que os alunos testassem, na prática, os conhecimentos adquiridos no curso.

Com experiências diversas em grandes produtoras, equipamentos culturais e outros espaços de Fortaleza, os alunos não só contribuíram para o desenvolvimento desses locais, como também se tornaram multiplicadores do conhecimento, fazendo com que os resultados da formação repercutissem ainda mais no campo cultural.

O sucesso foi tanto que a segunda edição foi logo sendo construída e ficou pronta no ano seguinte, em 2016. A edição ofereceu uma formação totalmente gratuita ao longo de 12 meses, com disciplinas distribuídas em três eixos básicos: Fundamentos dos meios de expressão; Teoria e método em cultura; e Planejamento e produção cultural.

Sua estrutura contemplou uma carga horária total de 1.060 horas/aula, distribuídas entre 26 disciplinas obrigatórias (incluindo o estágio supervisionado de 200h/a), e 390 horas/aula de formação complementar, composta por 12 cursos livres (20h/a cada), 11 oficinas instrumentais (10h/a cada) e 5 seminários de produção cultural (8h/a cada).

Ao final das duas edições o Laboratório de produção Cultural já contabiliza mais de duas mil horas/aula e aproximadamente quatro mil pessoas beneficiadas pelo programa, com uma formação de 47 produtores culturais ativos.

Formação Artística e Técnica com professores e estudantes em colaboração, tendo como meta o desenvolvimento de uma criação inédita com duas apresentações

100 cursos livres das mais variadas áreas de formação em Arte e Cultura.
Todos os cursos são gratuitos e abertos a toda a comunidade.

Consultoria, assessoria e formação, dando suporte técnico e de gestão para projetos artísticos e culturais atuantes no Estado do Ceará.

A partir de uma seleção pública, a iniciativa selecionará pesquisas realizadas em todo o Estado e disponibilizará por meio de e-books com acesso gratuito.

Editais Arte Urgente

Fique por dentro das Chamadas Públicas do projeto

Notícias

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.