Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

Formação para 

Agentes Culturais

Cursos livres online e presenciais

Aceleração de Negócios Criativos

Os Laboratórios Criativos se configuram como um espaço de aprofundamento da conexão entre pesquisa, inovação e criatividade, com a oferta de um programa de formação livre, oficinas técnicas, workshops e cursos livres para produtores, gestores públicos e privados e outros agentes na busca pela construção de indicadores culturais, análise de mercado, comunicação para negócios criativos, qualificação em gestão e planejamento de novos negócios, dentre outras temáticas.

Entendendo a nova dinâmica da economia criativa, os Laboratórios Criativos também se compõem como ambiente de incubação e aceleração de novos negócios. É nesse âmbito que irão convergir os novos negócios contemplados no Laboratório de Produção e o público geral interessado em formações relacionadas mais diretamente à inserção no mercado criativo.

Um terceiro eixo que integra os Laboratórios Criativos é o aporte de pesquisas e estudos culturais, possibilitando o compartilhamento de conhecimentos e construção de pensamento em torno do fazer cultural e a convergência entre os diversos atores através de notícias, artigos, entrevistas, publicações, vídeos e fóruns. É por meio dos Laboratórios Criativos que a produção de conteúdos nos demais Laboratórios é organizada e publicada, configurando-se, assim, como uma plataforma de pesquisa e estudos em torno da cultura.

460 horas/aula
6 meses de duração

Estrutura:

Formação em desenvolvimento de negócios criativos (Cursos, oficinas e workshops)

Aceleração de 5 negócios criativos 

O programa também terá uma atuação ampla, com disciplinas distribuídas em três eixos de formação:

Fundamentos dos meios de expressão;
Teoria e método em cultura;
Planejamento e produção cultural.

As disciplinas buscam uma fusão entre conhecimentos técnicos e formação humanística, incluindo abordagens sobre planejamento estratégico, organização e gerenciamento de projetos e eventos, economia criativa, concepção de produtos artísticos e elaboração de políticas para a cultura nos âmbitos públicos ou privados.

Tem interesse em participar?

As inscrições para a 3ª edição já estão abertas!
Boa Sorte!!

Inscreva-se agora
seleção 2021

Edições Anteriores

Experiência pioneira no Estado do Ceará

Foram 18 meses de reflexão, criação e produtividade. A primeira turma do Laboratório de Produção Cultural – Curso Técnico em Produção Cultural. A iniciativa de formação se tornou pioneira no Estado do Ceará.

O Curso teve início em 2013 e foi estruturado com uma carga horária de 1.050 horas-aula, disponibilizando aos alunos um total de 26 disciplinas regulares que abordavam as artes e as políticas culturais, de modo mais amplo, e debates mais específicos nas diversas linguagens artísticas, como teatro, artes plásticas, música e Literatura. Como parte integrante dessa formação, o estágio supervisionado permitiu que os alunos testassem, na prática, os conhecimentos adquiridos no curso.

Com experiências diversas em grandes produtoras, equipamentos culturais e outros espaços de Fortaleza, os alunos não só contribuíram para o desenvolvimento desses locais, como também se tornaram multiplicadores do conhecimento, fazendo com que os resultados da formação repercutissem ainda mais no campo cultural.

O sucesso foi tanto que a segunda edição foi logo sendo construída e ficou pronta no ano seguinte, em 2016. A edição ofereceu uma formação totalmente gratuita ao longo de 12 meses, com disciplinas distribuídas em três eixos básicos: Fundamentos dos meios de expressão; Teoria e método em cultura; e Planejamento e produção cultural.

Sua estrutura contemplou uma carga horária total de 1.060 horas/aula, distribuídas entre 26 disciplinas obrigatórias (incluindo o estágio supervisionado de 200h/a), e 390 horas/aula de formação complementar, composta por 12 cursos livres (20h/a cada), 11 oficinas instrumentais (10h/a cada) e 5 seminários de produção cultural (8h/a cada).

Ao final das duas edições o Laboratório de produção Cultural já contabiliza mais de duas mil horas/aula e aproximadamente quatro mil pessoas beneficiadas pelo programa, com uma formação de 47 produtores culturais ativos.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2022 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.