O 4º bloco de cursos livres desta edição do Programa de Laboratórios Culturais abriu inscrições na última segunda-feira, 24. As inscrições puderam ser realizadas por meio de formulários disponibilizados no site do projeto até o preenchimento total das vagas. Desta vez, serão cinco cursos com aulas presenciais na sede da Quitanda Soluções Criativas e dois com aulas remotas via Zoom.
Ao longo dos últimos meses, foram realizados doze cursos voltados ao campo da produção cultural, reafirmando o projeto como um espaço de organização e qualificação que se propõe a atender uma demanda crescente de profissionais voltados para o desenvolvimento de projetos e programas culturais existentes no Estado.
“Desde dezembro, estamos ofertando cursos gratuitos nas mais diversas expertises dentro da área cultural. Já ofertamos 240 vagas nessas formações, que foram escolhidas com base em pedidos dos próprios alunos. Nesta edição, o Laboratório de Produção Cultural veio com a proposta de atualizar os conhecimentos de produtores, gestores culturais e fazedores de cultura”, pontua Ingrid Ferreira, diretora do programa Laboratórios Culturais.
No mês de março, serão ofertados os seguintes cursos: “Captação de Recursos” com Paulo Benevides, “Introdução às Políticas Culturais” com Alexandre Barbalho, “Utilização do SALICWEB” e “Gestão de Projetos Aprovados” com Ivina Passos, “Acessibilidade para Projetos Culturais” com Valéria Cordeiro, “Acessibilidade para Redes Sociais” com Irabson e “Planejamento Estratégico para Projetos Culturais” com William Mendonça.
Laboratórios Culturais é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com apoio cultural do Instituto BAT Brasil, produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
PROGRAMAÇÃO DE MARÇO
Curso Livre: Utilização do SALICWEB*
Facilitador: Ivina Passos
Período de realização: 17, 18, 19 e 20/03/2025
Horário: 13h às 18h
Local: Online – via Zoom
Quantidade de participantes: 20 alunos (as)
*Possuir computador ou notebook com acesso a internet e possuir cadastro no Salic até a data do curso.
Curso Livre: Captação de Recursos
Facilitadora: Paulo Benevides
Período de realização: 10, 11, 12 e 13/03/2025
Horário: 13h às 17h
Local: Quitanda Soluções Criativas
Quantidade de participantes: 20 alunos (as)
Curso Livre: Introdução às Políticas Culturais
Facilitadora: Alexandre Barbalho
Período de realização: 10, 11, 12 e 13/03/2025
Horário: 18h às 21h
Local: Online – via Zoom
Quantidade de participantes: 20 alunos (as)
Curso Livre: Acessibilidade para Projetos Culturais
Facilitadora: Valéria Cordeiro e Thamyle Vieira
Período de realização: 14, 15 e 16/03/2025
Horário: 08h às 13h (sexta e domingo) e 08h às 12h e 13h às 17h (sábado)
Local: Quitanda Soluções Criativas
Quantidade de participantes: 20 alunos (as)
Curso Livre: Acessibilidade para as redes sociais
Facilitador: Irabson Sousa e Gislana Vale
Período de realização: 17, 18, 19 e 20/03/2025
Horário: 8h às 12h
Local: Quitanda Soluções Criativas
Quantidade de participantes: 20 alunos (as)