Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

A Instituição faz parte do Hub Cultural do Ceará, ação da Secult-CE voltada para o desenvolvimento da economia da Cultura do Estado

O Porto Dragão surgiu em 2019 explorando o movimento cultural da região da Praia de Iracema com o objetivo de desenvolver, principalmente na parte econômica, a cadeia produtiva da Arte e da Cultura. A Instituição está associada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e ao Instituto Dragão do Mar e faz parte do Hub Cultural do Ceará, criado pelo Governo do Estado. 

O Hub Cultural do Ceará é uma ação em rede da Secult-CE voltada para o desenvolvimento da economia da Cultura no Estado. A ação visa a produção, promoção e formação de projetos nas áreas da música, arte cênicas, tecnologias e área técnica da cultura, com foco na qualificação desses profissionais. 

Apesar de ser uma instituição nova, o Porto Dragão vem marcando o seu nome no cenário cultural de Fortaleza. Durante 2020, com as limitações exercidas pela pandemia da Covid-19, o foco foi na produção de conteúdo próprio, principalmente na área do audiovisual, pensando também no desenvolvimento dos profissionais envolvidos em áreas técnicas como iluminação, figurino e produção. 

“Hoje temos uma média de 50 produtos audiovisuais criados por nós mesmo na página do YouTube do Porto Dragão. Esse processo também ajuda e fortalece o objetivo principal do Hub, que é o desenvolvimento dessa cadeia produtiva das Artes”, afirma João Wilson Damasceno, superintendente do Porto Dragão.

A internet tornou-se uma forte aliada do Porto Dragão. A instituição contou com diversas ações, incluindo webséries, debates, shows musicais, entre outros. Tudo online e aberto para o público geral. Explorando a produção de conteúdo próprio e também parcerias com agentes culturais e mantendo o foco do desenvolvimento econômico desses grupos e a atuação em rede. 

>> Posicionamento Institucional do Arte Urgente em relação ao novo decreto do Governo do Estado do Ceará

Arte Urgente

O Porto Dragão é a sede do Ateliê de Criação em Circo, do Arte Urgente. A ação conta com a formação artística e técnica de jovens da cidade de Fortaleza, que serão responsáveis pela montagem de um espetáculo inédito. 

O Ateliê possui 10 vagas para formação artística e 28 para cada curso técnico, sendo eles técnicas de sonorização, figurino, iluminação cênica, cenografia e produção. Além da aprendizagem, a ação também conta com bolsas para os alunos e renda para os ministrantes dos cursos, ajudando a economia da cadeia produtiva. 

“O projeto traz uma pauta importante nesse momento que precisamos de uma movimentação na área da cultura, um investimento. Com o apoio da Lei Aldir Blanc, traz um dos objetivos principais do Porto Dragão que é movimentar a economia da Cultura com investimentos e formação”, enfatiza João. 

João ainda comenta sobre a importância de ações de formação durante este período de pandemia: “Já era uma pauta importante e nesse momento se torna ainda mais. Aproveitar as pessoas passando mais tempo em casa para desenvolver melhor as competências e aprender novas coisas”.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.