Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

“O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira” é o tema do seminário promovido pelo programa formativo Laboratórios Culturais que vai promover um diálogo sobre a retomada do Ministério da Cultura como eixo principal para as políticas públicas que vão ao encontro do setor cultural no Brasil. Previsto para ocorrer no Cineteatro São Luiz na próxima sexta-feira (27), o seminário vai contar com as participações dos diretores dos Laboratórios Culturais, Ingrid Ferreira, Paulo Feitosa e Mardonio Barros, e de autoridades como a Ministra da Cultura, Margareth Menezes; a presidenta da Funarte, Maria Marighella; a Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela; e o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.

O público-alvo do Seminário inclui gestores, produtores culturais, artistas e coletivos artísticos, além de arte-ativistas, empreendedores sociais e outros fazedores da cultura. Na ocasião, os participantes irão ajudar na superação dos desmontes impostos nos últimos anos e abordar novas perspectivas para reconstruir a pasta da cultura. Assim, o seminário oferecerá uma formação complementar para alunas, alunos e alunes dos Laboratórios Culturais, além de ser uma excelente oportunidade para stakeholders do setor. 

Referência nacional em qualificação para os profissionais do setor cultural, o programa formativo Laboratórios Culturais vem formando técnicos e gestores culturais, além de promover pesquisas e debates sobre os rumos do setor.  Atualmente, o programa realiza a segunda turma do Laboratório de Gestão, uma pós-graduação Lato Sensu em Gestão Cultural. Uma nova turma deve ser anunciada em breve, juntamente com a quarta turma do Laboratório de Produção, curso técnico em Produção Cultural com formação integral de 1.060 horas/aula. 

“O mercado atual necessita, cada vez mais, de profissionais qualificados, com habilidades técnicas diferenciadas. Profissionais que estejam dispostos a aprender e a evoluir junto com as empresas. E na área cultural não é diferente. Esses alunos estarão aptos a ocupar cargos de gestão em qualquer equipamento cultural e áreas afins”, enfatiza Paulo Victor Feitosa, diretor dos Laboratórios Culturais.

Ampla abordagem 

O Seminário “O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira” será composto por duas mesas. A primeira, a ser realizada pela manhã, vai  reunir a Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes; o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares; e a secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela. 

Com o tema “A Cultura na reconstrução do Brasil”, a mesa será o momento para pensar o papel e o lugar da cultura na reconstrução do Brasil. A mediação será feita pelo secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba. A fala de boas vindas será feita pelo fundador e diretor da Quitanda Soluções Criativas, Paulo Victor Feitosa.

A ser realizada no período da tarde, a segunda mesa, intitulada “ Ministério da Cultura e os desafios das políticas culturais”, pretende abordar aspectos da redemocratização da cultura, como a restauração e a renovação de programas e atividades culturais apoiadas pelo poder público, além da conexão da cultura com a agenda política e institucional de outras pastas do Governo Federal. 

Para esse momento, estarão reunidos à mesa a secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins; o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes; o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba; a presidenta da Funarte, Maria Marighella; e o diretor dos Comitês de Cultura do MinC, Pedro Vasconcellos. A mediação será feita pela Secretária Executiva de Gestão e Planejamento da Secult, Gecíola Fonseca, e por Paulo Vitor Feitosa.

          O evento é gratuito e aberto ao público.

O Seminário acontece no momento em que os fazedores culturais estão otimistas com orçamento de quase R$10 bilhões para o setor cultural, entre os diversos projetos e lei de incentivos à área, já aprovada pelo Congresso Nacional. Em seu discurso de posse, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que a cultura será prioridade no atual governo, sendo considerada “parte da reconstrução do nosso País”. É importante lembrar que Ministério da Cultura foi extinto no dia 1º de janeiro de 2019. 

Sobre os Laboratórios Culturais

Criado em um contexto em que Cultura e Economia encontram-se cada vez mais alinhados, o programa formativo Laboratórios Culturais tem como base o tripé  Produção – Gestão – Pesquisa,  entendendo o papel fundamental de cada um desses eixos na construção de um campo cultural sólido. Composto por um Curso Técnico em Produção Cultural (Laboratório de Produção), uma Pós-Graduação (Laboratório de Gestão Cultural) e uma plataforma de pesquisa e estudos culturais (Laboratório Criativo), os Laboratórios Culturais se configuram como uma iniciativa que pensa a gestão, a produção, a fruição e difusão da cultura como meios eficazes para alcançar desenvolvimento social, humano, econômico e político. 

O programa Laboratórios Culturais é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE).  Agradecimento: BAT Brasil.

Serviço

Seminário “O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira”

Data: 27/01 (sexta-feira) 

Horário: 08:30 às 10:00 e 15:00

Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – CE)

Programação

8h30 às 10h

Mesa de abertura: A cultura na reconstrução do Brasil

  • Margareth Menezes, Ministra da Cultura do Brasil
  • Marcio Tavares, secretário executivo do MinC
  • Luisa Cela, secretária de Cultura do Estado do Ceará

Mediação

  • Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC_

Fala de abertura e boas vindas dos Laboratórios Culturais: 

  • Paulo Victor Feitosa, diretor dos Laboratórios Culturais 

 

15h00 às 17h00

Mesa: O Ministério da Cultura e os desafios das políticas culturais

  • Roberta Martins, secretária dos Comitês de Cultura do MinC
  • Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC
  • Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC
  • Maria Marighella, presidenta da Funarte
  • Pedro Vasconcellos, diretor dos Comitês de Cultura do MinC

Mediação: 

  • Gecíola Fonseca, Assessora de Inovação e Desenvolvimento do Instituto Dragão do Mar (IDM)
  • Paulo Victor Feitosa, diretor dos Laboratórios Culturais

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2022 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.