Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

Curso Técnico em Produção Cultural

Pioneiro na formação de produtores culturais no Estado do Ceará, o Laboratório de Produção apresenta-se como um espaço de organização e qualificação onde se propõe a atender uma demanda crescente de profissionais voltados para o desenvolvimento de projetos e programas culturais existentes no Estado.

Neste ano de 2022, o curso encerrou a sua 3ª edição que aconteceu, pela primeira vez, de forma remota. A implementação no ensino à distância foi uma ação pensada principalmente para garantir e promover total segurança dos alunos e professores – devido aos cuidados exigidos por conta da pandemia do covid 19 – e também para possibilitar a continuidade do projeto e a formação de novos profissionais.

Desde 2013, ano de lançamento, o curso alcançou e beneficiou mais de 4 mil pessoas nas duas primeiras edições.

Essa iniciativa é apresentada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e pela BAT Brasil, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos culturais é realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, pelos Laboratórios Culturais, pela Quitanda Soluções Criativas e o Instituto BR, produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

1.060 horas/aula
12 meses de duração

Estrutura:

Disciplinas obrigatórias
Estágio
Trabalho de Conclusão de Curso
Atividades Complementares

Oficinas atreladas à prática profissional dos produtores.

O programa também contempla uma atuação ampla, com disciplinas distribuídas em três eixos de formação:

Fundamentos dos meios de expressão;
Teoria e método em cultura;
Planejamento e produção cultural.

As disciplinas buscam uma fusão entre conhecimentos técnicos e formação humanística, incluindo abordagens sobre planejamento estratégico, organização e gerenciamento de projetos e eventos, economia criativa, concepção de produtos artísticos e elaboração de políticas para a cultura nos âmbitos públicos ou privados.

Todas as turmas

Experiência pioneira no Estado do Ceará

TURMA III

Nesta edição tivemos recorde de inscrição. Foram 830 trabalhadores da cultura dos mais diversos lugares do Ceará que confiaram no nosso processo de ensino-aprendizagem e vieram em busca de profissionalização. Ao longo de mais de 1.200 horas de capacitação, 31 formações complementares abertas ao público, 25 disciplinas ministradas e 3 eventos culturais, o Curso Técnico em Produção Cultural se consolida e torna-se umas das principais formações na área em território cearense.

 

TURMA II

Iniciada em agosto de 2016, a segunda turma do Laboratório de Produção completou a formação em julho de 2017. Os participantes desta edição foram selecionados por meio de um criterioso processo seletivo, realizado na Vila das Artes, que culminou com a seleção de 50 alunos, que acompanharam aulas de segunda a quinta-feira, no turno da manhã, com 5 horas/aula diárias. 

 

TURMA I

O curso teve sua primeira edição em 2013, abordando em seu projeto pedagógico as artes e as políticas culturais, de modo mais amplo, e debates mais específicos nas diversas linguagens artísticas, como teatro, artes plásticas, música e literatura. A primeira turma foi concluída em junho de 2015, formando 19 produtores culturais e alcançando um público de mais de 1700 pessoas através de 8 cursos livres, 6 oficinas e 4 seminários.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2022 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.