No último fim de semana, a 3ª turma do Laboratório de Gestão Cultural participou da disciplina sobre “Metodologia do Trabalho Científico”. Ministradas pela professora e pesquisadora Daniele Costa, as aulas permitiram que os pós-graduandos preparassem suas pesquisas que irão compor o Trabalho de Conclusão de Curso.
A disciplina é um marco importante nesse percurso formativo, uma vez que já permite que a turma planeje melhor suas pesquisas e inicie seus trabalhos finais.Como atividade final da disciplina, cada participante deve apresentar um projeto de pesquisa, com objetivos, justificativa, cronograma e metodologia.
A formação da 3ª turma da Pós-Graduação em Gestão Cultural é realizada na cidade de Fortaleza, na modalidade 100% presencial, aos fins de semana, com disciplinas de junho de 2023 a maio de 2024. O curso objetiva a formação de gestores culturais.
Formação Completa
Com uma carga horária de 472 horas/aula, distribuídas em disciplinas obrigatórias, projeto orientado e trabalho de conclusão de curso, o curso contempla temas como elaboração de projetos culturais a discussões das políticas culturais, sistemas e indicadores da cultura, práticas de produção, circulação e difusão, dentre outros, expondo dimensões e experiências que sirvam como diretrizes para uma atuação diferenciada e participativa dos gestores.
Até agora, já foram ministradas importantes disciplinas, como “Formação da Sociedade Brasileira”, “Cultura Brasileira”, “História da Cultura Cearense”, “Economia da Cultura”, “Desenvolvimento de Territórios Criativos”, “Informações e Indicadores Culturais”, “Sistema Nacional e Plano Nacional de Cultura”, “Políticas Culturais no Brasil e no Ceará” e “Direitos Culturais”.
Importância ímpar para a Cultura do Ceará
Nas duas edições anteriores, a Especialização em Gestão Cultural formou mais de 70 gestores culturais e beneficiou mais de cinco mil pessoas nas atividades abertas ao público, como seminários e cursos livres.
🤝🏼 O Laboratório de Gestão Cultural – Especialização em Gestão Cultural é uma realização dos Laboratórios Culturais, da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, com produção da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e apoio institucional do Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Governo do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.