Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

As Janelas Formativas criam um espaço mais abrangente e voltado para pessoas que querem aprender algo novo ou expandir os conhecimentos na sua área de forma prática e a partir de cursos de curto tempo de duração. A ação pretende trazer cerca de 100 cursos livres das mais variadas áreas de formação em arte e cultura. Todos os cursos são gratuitos e abertos a toda a comunidade.  

Os cursos têm duração que variam entre 20 e 40 horas e serão online ou presenciais, mas tentando manter um registro digital, com o objetivo de alcançar aproximadamente 2000 pessoas em todo o Estado do Ceará. A ação apresenta uma metodologia ativa, desenvolvendo a autonomia e incentivando a participação dos alunos durante a formação, valorizando a teoria e também a prática. 

Os artistas-educadores selecionados contarão com orientações e sugestões da equipe de comunicação e coordenação executiva da linha de ação para construir estratégias de mobilização de público para os cursos que irão ministrar, levando em consideração também aspectos pedagógicos. 

As Janelas Formativas também se propõe a apoiar financeiramente artistas-educadores da cultura Estado que forem selecionados para elaborar os cursos, incentivando este setor que vem sendo afetado durante a pandemia do Covid-19. Além disso, com o intuito de descentralizar o conhecimento da capital e conseguir alcançar pessoas de diversos pontos do Ceará, no mínimo 50% das propostas selecionadas serão de professores de áreas do interior do Estado

A ação também tem como objetivo fortalecer espaços culturais já existentes no Estado do Ceará. Esses espaços serão utilizados em atividades presenciais da Janelas Formativas, ocupando as áreas e estreitando os laços entre os espaços e a comunidade local.

O músico, geógrafo e gestor cultural Pedro Ortale é o responsável pela coordenação executiva e pedagógica da ação. Especialista em Podução Cultural pela Universidade de Brasília-UNB e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Foi Coordenador Geral e Diretor do Sistema Nacional de Cultura, na Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura entre os anos de 2012 a 2016.

“A ação segue o princípio da Lei Aldir Blanc de emergir a cultura dentro de um panorama de emergência, possibilitando de uma forma rica a apresentação da pluralidade estética e de conteúdo, sendo uma grande janela de visibilidade para a produção de Arte e Cultura do Estado do Ceará”, destaca Pedro Ortale.

Interessado em construir as Janelas Formativas? Os artistas-educadores do Estado do Ceará já podem inscrever suas propostas de formação para a seleção. Confira mais detalhes no edital. 

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: producao@laboratoriosculturais.com

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.