Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

O Grupo Ninho é a sede do Ateliê de Criação em Teatro do Arte Urgente. A ação contará com formação artística e cinco cursos de formação técnica

O Grupo Ninho de Teatro começou em 2008 com o objetivo de criar apenas um espetáculo, mas rapidamente surgiu o desejo de continuar o trabalho em conjunto, visando também a perspectiva política de um grupo de teatro. Hoje, com quase 13 anos de história, o projeto vem ajudando a transformar a cena artística do Crato, no Cariri cearense, formando uma nova geração de atores e atrizes.  

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais de teatro da região do Cariri, o Grupo Ninho já desenvolveu sete espetáculos, além de cursos de formação para a população da região e também para membros do projeto. Desde 2011, o grupo mantém uma sede no Crato, a Casa Ninho. O espaço tornou-se um centro de encontros de interessados nas artes, abrigando cotidianamente espetáculos, ensaios, reuniões e mostras de artes.

Atualmente o Grupo Ninho, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), mantém um projeto de formação teatral e tradição popular. As atividades começaram em 2017 e pretende criar um espaço de formação que desperte a autonomia dos profissionais na descoberta do seu trabalho. 

O grupo atua principalmente no eixo central da região do Cariri, nas cidades do Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, construindo um diálogo com o público e a sociedade. Edceu Barboza, membro fundador do Grupo Ninho de Teatro, comenta: “Desde o início já tínhamos a preocupação de nos conectar com o social, isso pode ser visto nas temáticas que escolhemos para composição de repertório e também é notório quando nós investimos também na formação para artista e não artistas interessados na linguagem do teatro e tradição”.

Prestes a completar 13 anos de existência, o Grupo é um dos pilares que ajuda na mudança do cenário da arte na região do Cariri. Edceu afirma que: “Quando começamos, o contexto de formação em arte no Cariri era completamente diferente. Hoje tem licenciatura em Teatro, mas ela ainda não dá conta da demanda daqueles artistas que não querem uma formação acadêmica. Então nós entendemos que mesmo com a chegada da universidade, precisamos continuar potencializando a formação na área”. 

>> Posicionamento Institucional do Arte Urgente em relação ao novo decreto do Governo do Estado do Ceará

Arte Urgente 

Para Edceu, o Arte Urgente vem para potencializar a cadeia criativa da economia das artes, “que nesse momento de pandemia precisa de todas as injeções que possam animar os trabalhadores das artes”. 

O Grupo Ninho é uma das sedes dos Ateliês de Criação, do Arte Urgente. A Casa é responsável pela montagem de Teatro, que contará com formação artística e técnica para jovens talentos da região, resultando em um espetáculo inédito criado em conjunto com os alunos. Edceu Barboza será o professor-diretor da peça. 

O Ateliê de Teatro possui 10 vagas para formação artística e 28 para cada curso técnico. Os cursos são técnicas de sonorização, figurino, iluminação cênica, cenografia e produção. Além disso, a ação também vem como uma fonte de renda para os alunos, que ganharão bolsa, e também para ministrantes. 

“Nesse momento de pandemia, ter o incentivo, dar as condições para um grupo de artistas montar uma obra, com uma estrutura, suporte técnico, suporte de produção, é fundamental, um grande respiro. Respiro criativo, mas também um respiro para esses profissionais que vão receber incentivo financeiro para trabalharem”, afirma Edceu.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.