Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

A Coleção de Saberes vem com a proposta de divulgar e valorizar pesquisas acadêmicas no campo da arte e da cultura no Ceará, criando uma ponte entre estes trabalhos e um público diverso e interessado em aprender e aprofundar seus conhecimentos. A partir de uma seleção pública, a iniciativa selecionará pesquisas realizadas em todo o Estado e disponibilizará por meio de e-books com acesso gratuito. 

Serão selecionados 20 trabalhos originais, ainda não publicados, que abordem assuntos relevantes para a reflexão sobre arte e cultura no estado do Ceará com temas relacionados às seguintes áreas: artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, teatro, literatura,música, performance, produção cultural, políticas culturais e patrimônio cultural. 

A iniciativa também funciona como uma forma de fortalecer e incentivar pesquisadores da área da arte e da cultura, estimulando novas iniciativas e expandindo horizontes. Os e-books serão publicados através de uma editora de prestígio na área acadêmica, e os autores também receberam um pagamento pela pesquisa, de forma que eles continuem trabalhando em prol da multiplicação do conhecimento.  

Além de ajudar pesquisadores que já trabalham na área, a iniciativa também atuará como uma ferramenta formativa, ajudando a levar este conhecimento para novas pessoas que tem interesse em aprender e ampliar o repertório de saberes e fazeres no campo da arte e da cultura. 

Pensando também na acessibilidade dessas pesquisas, os e-books das pesquisas selecionadas também possuirão uma versão em braile. Esse trabalho será depositado na  Biblioteca Menezes Pimentel, em Fortaleza, para acesso público.

Os pesquisadores da área de arte e cultura interessados em agregar ao projeto já podem participar da seleção. Serão considerados para análise teses de doutorado, de Mestrado e pesquisas desvinculadas do ambiente acadêmico que demonstram expressiva qualidade e contribuição à produção de conhecimento artístico-cultural no Ceará. 

A coordenação da Coleção de Saberes é do professor Alexandre Barbalho. Ele possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência nas áreas de Política, Cultura e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, política de comunicação, mídia e cidadania, mídia e minorias, mídia e política, elites.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: producao@laboratoriosculturais.com

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.