Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

Referência em formação em música e audiovisual, Escola utiliza da arte como instrumento de afetividade e mudança social

Criada em 1993 por Mansueto Barbosa, a Escola de Artes Casa de Vovó Dedé é uma entidade sem fins lucrativos que atua na formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, a Escola utiliza da arte como instrumento de afetividade e mudança social. 

A Casa da Vovó Dedé é referência em formação em música e audiovisual em Fortaleza. Segundo Jonab Fernandes, coordenador geral da entidade, a Escola tem alunos de diversos bairros da capital, incluindo de cidades da Região Metropolitana como Caucaia e Maracanaú. A Escola atende mais de 1500 crianças e jovens em mais de 40 cursos nas áreas da música, audiovisual e tecnologia. 

Na área do audiovisual são cursos técnicos em formação em toda a cadeia produtiva do audiovisual, como luz, áudio, roteiro, fotografia, além de uma incubadora que funciona como produtora de vídeos feitos pelos alunos. A Escola também possui cursos de tecnologia, como formação de programadores e uma fábrica de software. Na música, são cursos de formação em diversos instrumentos, como piano, violão, violoncelo, violino, flauta doce e transversa. 

A Escola preza em ser um ambiente que vai além da formação, sendo um lar para esses jovens da região. Jonab enfatiza o sentimento de pertencimento dos alunos com o local: “A comunidade tem a Casa como uma primeira casa. Principalmente aqueles que não tem uma estrutura familiar que acolha, esses jovens veem a Escola como um refúgio, onde ele pode fazer uma formação técnica e também uma formação humana e ser acolhido. Extrapola essa relação de ambiente de aprendizagem, é um acolhimento de família”.

Jonab ainda completa: “Hoje temos duas ex-alunas que estão morando na França. Todo esse processo até chegar lá foi aqui dentro da Casa, elas tiveram as suas vidas transformadas e vivem do ofício que aprenderam aqui.Esses jovens nunca mais são os mesmos depois dessas vitórias, mas a transformação não acontece apenas neles, é da família inteira. Para mim, que participo diretamente dessas ações, é muito maravilhoso ver isso acontecer, me traz muita felicidade”. 

>> Posicionamento Institucional do Arte Urgente em relação ao novo decreto do Governo do Estado do Ceará

Arte Urgente 

A Casa da Vovó Dedé é a sede de duas ações dos Ateliês de Criação. A escola será o espaço das montagens de Música e Audiovisual. O projeto oferece 10 vagas para cada curso de formação artística, responsável pela criação dos espetáculos, e também cursos técnicos específicos de cada área, que oferecerão assistência na apresentação final. 

O Ateliê de Criação em música oferece os seguintes cursos técnicos: áudio e equipamentos, técnicas de sonorização, consoles digitais, técnicas de gravação de estúdio e roadie. Já os cursos do Ateliê de audiovisual são: cenografia, operação de câmera, fotografia e edição de imagens, edição de vídeos e produção.

A ação ainda terá bolsas para os alunos e uma renda para os ministrantes dos cursos. Para Jonab, o Arte Urgente é fundamental para ajudar a classe artística neste momento de pandemia. “Nós entendemos que nesse momento de incertezas, com a classe artística sendo uma das mais afetadas economicamente, precisamos potencializar o que fazemos. O projeto vem nos ajudar a potencializar essas ações formativas da Casa ao mesmo tempo gera renda para os profissionais envolvidos”. 

A importância do projeto é imensurável, só vamos perceber e ter a dimensão disso depois que o projeto estiver concluído e olharmos para trás”, conclui Jonab.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.