Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

Os Ateliês de Criação são espaços voltados para a formação de jovens artistas, ajudando a explorar e expandir os conhecimentos a partir de vivências imersivas de um percurso criativo, valorizando o aprendizado a partir da experiência prática da criação de produções artísticas. Os Ateliês oferecerão formação artística e técnica, de modo que professores e estudantes  dos dois eixos trabalhem em colaboração tendo como meta o desenvolvimento de uma criação inédita com duas apresentações.

A linha de ação é dividida em seis vertentes: audiovisual, circo, cultura popular, dança, música e teatro. Cada vertente contará com um grupo de alunos de formação artística e outro de formação técnica. A meta dos Ateliês é atingir um total de 900 talentos em formação, com prioridade para populações jovens em situação de vulnerabilidade social.

São seis cursos de formação artística voltados para as vertentes dos Ateliês de Criação, somando 600 horas-aulas nas montagens artísticas com 60 vagas disponíveis. Já a formação técnica oferece 1200 horas formativas divididas em 30 cursos com 840 vagas. Todos os alunos receberão bolsa para ajudar na formação durante o tempo de curso. Os cursos técnicos foram decididos com base nas necessidades de cada vertente, pensando na construção coletiva de um produto final. No total, serão 12 apresentações para o público geral. 

Um dos principais objetivos do Ateliê de Criação é fortalecer espaços culturais já existentes e a relação com a comunidade, além de descentralizar as ações, explorando a diversidade do Estado do Ceará, alcançando talentos de distintas localidades. Por isso, os projetos escolhidos para desenvolver cada área do Ateliê de criação estão distribuídos pelo Estado, sediados no Cariri, Litoral Oeste, Fortaleza e região metropolitana.

A coordenação dos Ateliês de Criação será de Gyl Giffony. Ele é ator, performer, encenador, professor, pesquisador, produtor e gestor cultural. Doutorando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua principalmente nas áreas de artes vivas, memória social, produção, gestão e direitos culturais.

Conheça um pouco mais sobre as vertentes dos Ateliês de Criação

Ateliê de Criação em Dança contemporânea

Região sede do Ateliê: Paracuru – Ceará

Instituição parceira: O Ateliê acontece na Escola de Dança do Paracuru, na região metropolitana de Fortaleza, com apoio da Rede de Dança do Ceará, iniciativa voltada para a formação e incentivo à dança com reconhecida atuação no interior do Ceará. Integram a rede: Escola de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte), Associação de Dança Arreios de Trairi (Trairi), Cia de dança Rastro (Quixadá) e Escola de dança de Itapajé (Itapajé).

Professora-diretora: Andréia Pires é atriz, coreógrafa e preparadora corporal em diversos espetáculos e foi professora do Curso Técnico em Dança em 2014 e também professora substituta dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará de 2013 à 2015. Andreia é responsável pela condução do processo de formação artística e a criação da montagem. 

Cursos Técnicos previstos para os Ateliês de Criação em Dança: Técnicas de sonorização (40h); Figurino (40h); Iluminação cênica (40h); Cenografia (40h); Produção (40h).

Ateliê de Criação em Teatro

Região sede do Ateliê: Cariri – Ceará

Instituição parceira: O Ateliê de Criação em Teatro acontece na região do Cariri, em parceria com a Associação Grupo Ninho de Teatro e Produções, um dos mais importantes coletivos artísticos da região e que já percorreu diversas cidades do Brasil com suas apresentações. 

Professor-diretor: O produtor e pesquisador Edceu Barboza, fundador do Grupo Ninho de Teatro e do Coletivo Arruaça Escoamento, é o diretor responsável pela formação e criação do espetáculo do Ateliê. Edceu atua com ações artísticas e pedagógicas na área das artes cênicas para a região do Cariri. 

Cursos Técnicos previstos para os Ateliês de Criação em Teatro: Técnicas de sonorização (40h); Figurino (40h); Iluminação cênica (40h); Cenografia (40h); Produção (40h).

Ateliê de Criação em Circo

Região sede do Ateliê: Fortaleza – Ceará

Professora-diretora: Samia Bittencourt é a diretora responsável pelo Ateliê de Criação em Circo. A atriz, bailarina e palhaça já acumula quase 30 anos de carreira e atualmente faz parte da Companhia da Arte Andanças.

Cursos Técnicos previstos para os Ateliês de Criação em Circo: Técnicas de sonorização (40h); Figurino (40h); Iluminação cênica (40h); Cenografia (40h); Produção (40h).

Ateliê de Criação em Música

Região sede do Ateliê: Fortaleza – Ceará

Instituição parceira: A Casa de Vovó Dedé, na Barra do Ceará, sedia o Ateliê de Criação em Música. A instituição promove o desenvolvimento humano, pessoal e profissional por meio da arte, da cultura e da educação de crianças e jovens.

Professor-diretor: Cláudio Mendes é o diretor responsável pela formação e criação do concerto. O compositor, produtor musical e multi-instrumentista já produziu trabalhos musicais de grandes destaques da nova geração da música nacional como Di Ferreira e Lorena Nunes. 

Cursos Técnicos previstos para o Ateliê de Criação em Música: Áudio e Equipamentos (40h); Técnicas de sonorização (40h); Consoles Digitais (40h); Técnicas de gravação estúdio (40h); Roadie (40h).

Ateliê de Criação em Audiovisual

Região sede do Ateliê: Fortaleza – Ceará

Instituição parceira: O Ateliê de Criação em Audiovisual também acontece na Casa de Vovó Dedé, na Barra do Ceará. 

Professor-diretor: Marco Beranger é o diretor do Ateliê de Criação em Audiovisual. Atua na área do audiovisual desde 1987, com experiência em funções técnicas, operacionais e artísticas como: editor, finalizador, diretor de cena, diretor de fotografia, roteirista e coordenador operacional de estúdio e set de gravação. Atualmente coordena e dirige programas na TV Diário.

Cursos Técnicos previstos para o Ateliê de Criação em Audiovisual: Cenografia (40h); Operação de câmera (40h); Fotografia e edição de imagens (40h); Edição de vídeos (40h); Produção (40h).

Ateliê de Criação em Cultura Popular

Região sede do Ateliê: Cariri – Ceará

Instituição parceira: O Ateliê acontece na ONG Beatos – Base Educultural de Ação e Trabalho de Organização Social. A ONG é um espaço coletivo com ações integradas voltadas aos saberes de tradição oral, a troca de ideias e à pesquisa, tendo sua sede na cidade de Crato, no Cariri cearense.

Professor-diretor: O ator e diretor Mauro César é o professor convidado do Ateliê. Membro fundador do Grupo Oitão Cênico no Cariri cearense e integrante do Coletivo Artístico Translocadas (Argentina/Brasil/Paraguay) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Corporeidades – GIPE-Corpo/UFBA. 

Cursos Técnicos previstos para os Ateliês de Criação em Cultura Popular: Técnicas de sonorização (40h); Figurino (40h); Iluminação cênica (40h); Cenografia (40h); Produção (40h).

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: producao@laboratoriosculturais.com

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.