Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

O processo de inscrição será realizado exclusivamente por meio digital, através do site do Arte Urgente

O Instituto BR e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) divulgaram o edital da chamada pública para alunos dos cursos de formação técnica dos Ateliês de Criação, ação do Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará. As inscrições têm início nesta segunda-feira (01) e ficam abertas até o dia 04 de março.

Os Ateliês de Criação são ações do Arte Urgente que focam na formação de novos talentos em diversas áreas da arte e cultura através de uma vivência imersiva. Os Ateliês oferecerão formação artística e técnica, de modo que os dois eixos trabalhem juntos para o desenvolvimento de uma criação inédita que contará com apresentações para o público geral.

A ação selecionará jovens talentos residentes no estado do Ceará interessados em participar de cursos técnicos. Neste primeiro momento, a chamada é para oito cursos nas áreas de circo, cultura popular, dança e teatro, com 20 vagas disponíveis para cada. No total, são 30 cursos divididos entre os seis Ateliês de Criação. Posteriormente serão divulgadas as chamadas para os demais cursos.

Os cursos com inscrições abertas são:

  • Circo: Produção e Técnicas de Sonorização
  • Cultura Popular: Produção e Figurino
  • Dança: Produção e Cenografia
  • Teatro: Cenografia e Técnicas de Sonorização

Os interessados devem ter 16 anos ou mais e morar no Ceará há mais de 2 anos. Os selecionados receberão bolsa única no valor de R$ 375,00. Os cursos têm duração de 40 horas/aula e acontecem entre os meses de março e abril.

Todos os cursos acontecerão de forma remota, decisão tomada pela diretoria do Arte Urgente visando o atual decreto do Governo do Estado do Ceará. Durante os cursos, haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais, buscando atender as necessidades de cada aluno.

O processo de inscrição será realizado exclusivamente por meio digital, através do site do Arte Urgente. Os interessados tem até o dia 04 de março para se inscrever. O Projeto disponibilizou o e-mail ateliesarteurgente@gmail.com para suporte aos candidatos.

>> Posicionamento Institucional do Arte Urgente em relação ao novo decreto do Governo do Estado do Ceará

>> Ateliês de Criação: Confira resultado final da seleção dos professores dos cursos de formação técnica

Saiba mais sobre os cursos disponíveis e os ministrantes:

CIRCO

Técnicas de sonorização
Título do curso: Música Excêntrica e Som em Cena
Professores: Orlângelo Leal e Yago Fernando
Dias e horário: 8 a 19 de março, seg a sex, 9 às 12h
*Durante o curso haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais.

Abordagem do curso
Módulo 1 – Música Excêntrica
O módulo aborda a transversalidade do som e da cena como ferramenta da expressão, percussão corporal, instrumentos não convencionais como o marimbau, a flauta nasal e novos inventos sonoros como a bota bum. Utilizando recursos tecnológicos como pedais de efeitos e loops conduz investigações no campo da criação, passando por aspectos da música incidental, de ambiência, imagética e música exótica.

Módulo 2 – Som em Cena
O módulo explora conceitos relacionados ao papel narrativo do som, passando por práticas em sonorização de imagens com músicas, e edição de foley. Também serão abordadas técnicas de sonorização para espetáculos ao vivo.

Sobre os professores
Orlângelo Leal é cantor, compositor, dramaturgo e palhaço. É autor do livro “Artes da Enganação” e membro da banda Dona Zefinha. Atualmente faz direção musical do Festival da Diversidade Cultural Tangolomango, e é gestor cultural da Casa de Teatro Dona Zefinha.
Yago Fernando de Castro é produtor musical, sonoplasta, ator, multiinstrumentista e professor de música. Sua formação tem ênfase nas áreas de produção musical e audiovisual. Faz parte do Grupo de Aprimoramento, Reciclagem, Artesania e Pesquisa da Atuação (GARAPA) e do projeto de extensão Musicalizando Sonhos.

Produção
Título do curso: Produção Cultural para o Circo
Professores: Andrea Vasconcelos
Dias e horário: 22 de março a 2 de abril, seg a sex, 14h às 17h
*Durante o curso haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais.

Abordagem do curso
Apresentação do ciclo de elaboração de projetos culturais: estrutura do projeto (objetivo, critérios de acessibilidade, plano de comunicação, orçamento, ficha técnica, e outros elementos), gestão do projeto, orçamento e prestação de contas (informações gerais). Inscrição: documentos obrigatórios e check-list; formulários e plataformas. Projetos colaborativos e experiências de elaboração coletiva. Políticas de fomento.

Sobre a professora
Andrea Vasconcelos tem dez anos dedicados ao segmento circense, é idealizadora da Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará e do Encontro de Produtores Culturais do Ceará, e trabalha na produção do Festival Internacional de Circo do Ceará. Ela tem experiências nas áreas de políticas públicas para o campo cultural e produção cultural.

CULTURA POPULAR

Produção
Título do curso: Registro Visual e Documentário do Patrimônio Cultural Imaterial
Professor: Daniel Paiva de Macêdo Júnior
Dias e horário: 8 a 19 de março, seg a sex, 14 às 18h

Abordagem do curso
Patrimônio cultural e políticas de documentação da tradição; Registro Visual e enquadramento estético do cotidiano; Técnicas de produção documentária; Práticas de documentação em registros visuais de patrimônio cultural imaterial.

Sobre o professor
Daniel Paiva de Macêdo Júnior é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, graduando em Artes Visuais pela Universidade da Cidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Linguagens pela UFC, especialista em Fotografia pela Faculdade do Leste Mineiro e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Figurino
Título do curso: Do Figurino à Cena: As cores, formas e linhas do traje cênico de Reisado
Professora: Penha Ribeiro
Dias e horário: 22 de março a 2 de abril, seg a sex, 14 às 17h
*Durante o curso a professora também realizará atividades na montagem artística desenvolvida no Ateliê de Criação – Formação Artística.

Abordagem do curso
O curso pretende fazer uma imersão no processo de elaboração de um traje cênico de reisado, estudando os principais elementos que o compõem: a cor, forma e linha, abordando no seu decorrer as dimensões sociais, imagéticas e culturais do traje cênico de reisado, sua performance de manifestação artística e histórica para a cena popular.

Sobre a professora
Penha Ribeiro é artista, professora, pesquisadora e figurinista, formada no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Faz parte do Coletivo Dama Vermelha e atualmente se dedica a dramaturgia para Podteatro e o estudo de produção de figurinos para o teatro digital/virtual.

DANÇA

Produção
Título do curso: Introdução à Produção Cultural
Professora: Isabel Silvino
Dias e horário: 8 a 19 de março, seg a sex, 18 às 21h
*Durante o curso haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais.

Abordagem do curso
O curso abordará conteúdos e conceitos introdutórios necessários para o profissional de produção cultural: contexto da produção e gestão cultural no Brasil, planejamento de eventos, ações e projetos, etapas de uma produção, políticas públicas na área da cultura, formas de financiamento de projetos culturais, entre outros assuntos.

Sobre a professora
Isabel Silvino é produtora e gestora cultural. Tem experiência em elaboração, planejamento, produção e coordenação de projetos culturais em instituições públicas e da sociedade civil. Atualmente é coordenadora de pauta do Theatro José de Alencar e já trabalhou no Cineteatro São Luiz Cuca Barra da Rede Cuca.

Cenografia
Título do curso: Cenografia – Dança
Professora: Caroline Holanda
Dias e horário: 22 de março a 2 de abril, seg a sex, 9 às 12h
*Durante o curso haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais.

Abordagem do curso
Breve história da cenografia na dança e diferentes concepções da cenografia. Composição exteriocêntrica e o pensamento espacial. Intérprete-criador e cenografia. Cenografia como esfera compositiva e constitutiva da dramaturgia. Níveis de imbricação dramatúrgica em diferentes projetos cenográficos. Etapas do processo de realização de projetos cenográficos. Fatores da concepção cenográfica: dramaturgia; segurança; materialidades (processo, materiais, espaço físico, transporte, financeiro).

Sobre a professora
Caroline Holanda é artista e docente cênica-instalativa. Tem base na dança e na marionete. Trabalha com robótica, automatização, mecanização, mecatrônica artesanal, pequenas projeções, sonoridades, etc, na composição de ambientes, criaturas ou máquinas abstratas em formato de espetáculos ou instalações.

TEATRO

Cenografia
Título do curso: Processos Criativos em Cenografia
Professor: Hector Rocha Isaias
Dias e horário: 8 a 19 de março, seg a sex, 14 às 17h
*Durante o curso o professor também realizará atividades na montagem artística desenvolvida no Ateliê de Criação – Formação Artística.

Abordagem do curso
O curso desenvolve-se acerca do universo da cenografia com foco no processo criativo e apresenta as etapas de um projeto cenográfico (pesquisa, planejamento conceitual, paleta de cores, moodboard, prototipagem e modelagem) ilustradas por estudos de caso que potencializam o contato com o tema. Propõe-se um olhar sobre a cenografia em diferentes tipos de mídias (teatro e audiovisual), a partir de uma abordagem teórico-prática que prima pela coerência entre as escolhas estéticas e as narrativas e por sua aplicação na invenção do cotidiano através da recriação de espaços.

Sobre o professor
Hector Rocha Isaias é arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Comunicação – PPGCOM-UFC e doutorando em Antropologia pela Universidade de Salamanca – USAL, Espanha. Já trabalhou como diretor de arte e cenógrafo em curtas-metragens e atualmente é diretor criativo da Chão de Fábrica.

Técnicas de sonorização
Título do curso: Processos criativos em Instalação e Performance Sonora
Professor: Eric Barbosa
Dias e horário: 22 de março a 2 de abril, seg a sex, 18h30 às 21h30
*Durante o curso haverá agendamento de acompanhamentos e orientações individuais.

Abordagem do curso
Epistemologia de uma Nova Escuta; Percursos Instalativos Sonoros; Gambiarras Sonoras; Intercruzamentos e Proposições Sonoras nas Linguagens Artísticas (Teatro; Performance; Artes Visuais); Escuta Expandida; Estética da Arte; Arte Contemporânea. Introdução ao Áudio. Introdução a Plataformas e Interfaces de Programação e Criação em Áudio: ProTools,Reaper, SonicPi, Cubase, Soundforge, Processing e uso de softwares livres como ferramentas de criação; Princípios de Física e Acústica; Frequências 20HZ a 20KHZ (Percepção Auditiva Humana); Processadores de Sinais (Compressor, Equalizador, De-Essers, Delays Etc.).Percepções Auditivas e Escutas Sonoras; Movimento Estéticos da Arte Sonora: Futurismo Italiano; De-Colonização da Escuta; Imagem de som: Imagem como objeto de execução, imagem como objeto visual, imagem como objeto de escuta; Som de imagem: poética das imagens sonoras; Composição sonora e espacial: o contexto da arte instalação; Dimensão espacial e dimensão geográfica da arte sonora (virtualidade e especialização); Poéticas do espaço na arte instalação e site specific; Realidade virtual e realidade aumentada: modos de “ouver”; Concreto e abstrato na música: música concreta, música eletrônica, música eletroacústica, música experimental. O corpo como aparelho de escuta; Do espaço da tela ao espaço da arquitetura; Exercício de Fluxo e Caminhada Sonora; Arquiteturas sonoras; Escuta como ato de criação; Experiência sonora e musical; Sistemas Imersivos Sonoros; Perspectivas de Espacialização Sonora. Compreensão e Montagem/Mixagem de Instalação Sonora (Binaural, Radiofrequência Quadrifônico; 5.1; Panorâmica; ASMR.

Sobre o professor
Eric Barbosa é compositor, produtor, educador e artista-multimídia. Sua produção artística transita por linguagens, como música, performance, dança, arte sonora, audiovisual, artes visuais, novas tecnologias e intercruzamentos com músicas de terreiro.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: producao@laboratoriosculturais.com

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.