Laboratórios Culturais, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto BR apresentam:

Os grupos e artistas passarão por atendimento personalizado, com consultores especializados convidados pelo Arte Urgente, buscando entender as necessidades de cada projeto

Nesta semana aconteceu o primeiro encontro de monitoramento com os grupos selecionados para participar da Agência de Futuros, ação do Arte Urgente. Na reunião foi realizada a apresentação, em formato de pitch, das propostas selecionadas para receber suporte de consultorias e assessorias. 

Durante o encontro, os grupos selecionados conheceram um pouco mais sobre a ação e também tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho realizado por eles e as necessidades e objetivos que querem alcançar ao longo da ação do Arte Urgente, além de conhecer as pessoas envolvidas no projeto. 

O encontro contou com a presença de Paulo Feitosa e Mardonio Barros, diretores do Arte Urgente, Ernesto Gadelha, coordenador de conhecimento e formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), João Wilson Damasceno, superintendente de Arte e Economia Criativa e de Nilde Ferreira, coordenadora da Agência de Futuros. 

Os consultores Ivina Passos, Monique Cardoso, Socorro Maia e André Bryner também participaram da reunião e apresentaram o trabalho deles. Eles atuarão dando suporte aos grupos selecionados para a Agência de Futuros. 

Após a reunião, Nilde enfatizou a importância da ação: “A Agência de Futuros nasce reunindo expressivas experiências e a pulsante diversidade cultural do Ceará e já sinaliza uma contribuição importante para a formulação de políticas de apoio aos negócios criativos em múltiplos contextos socioculturais. Chega em uma hora desafiadora, quando o setor cultural passa por graves dificuldades e quando, por isso mesmo, precisamos ampliar as forças, os saberes que ajudem a sustentar nossos fazeres“. 

>> Agência de Futuros: Divulgada lista com projetos selecionados para participar da ação aceleradora de projetos culturais do Arte Urgente

>> Posicionamento Institucional do Arte Urgente em relação ao novo decreto do Governo do Estado do Ceará

Expectativas 

A Agência de Futuros selecionou 15 projetos de cinco cidades cearenses divididos em três áreas: artes cênicas, música e performance. Os grupos e artistas passarão por atendimento personalizado, com consultores especializados convidados pelo Arte Urgente, buscando entender as necessidades de cada projeto.

Durante a reunião, os grupos selecionados falaram um pouco das expectativas e objetivos. Para Bruno DLX, do Coletivo Festival do Passinho, de Caucaia, um dos grupos selecionados, a vontade de participar de uma ação como esta veio principalmente da vontade de conseguir realizar o trabalho e sobreviver financeiramente a partir dele.  

“Nós sempre nos esforçamos, pesquisamos, estudamos. Tento entender todo o processo da cadeia produtiva da economia criativa, mas não tenho a expertise, nunca tive uma consultoria desse tipo. O Arte Urgente vai nos ajudar a ser rentável, para que possamos com a nossa arte trabalhar dignamente e expressar o que queremos através da arte urbana”, declara Bruno. 

Paulo Marcelo, do grupo Os Bardos, do município de Tianguá, enfatizou a importância das consultorias para artistas independentes, que necessitam resolver tudo por conta própria. “O artista muitas vezes tem uma certa dificuldade para lidar com as demandas de gestão financeira, marketing. Durante este ano de pandemia, temos planos de nos reorganizar, aprender a vender a nossa arte de modo mais efetivo. O Arte Urgente cai certo neste ponto”. 

Os grupos selecionados passarão por diversas atividades de orientação acompanhadas pelos consultores convidados sempre buscando explorar as necessidades específicas de cada grupo. A ação acontecerá durante os meses de março e abril.

Contato

Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 366 | Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3235-4063

Email: [email protected]

© Copyright 2021 Laboratórios Culturais. Todos os Direitos Reservados.