O Laboratório de Gestão Cultural é um curso de formação voltado para gestores culturais, que busca não só apresentar novas dinâmicas do campo e orientar quanto ao uso de ferramentas de gestão, mas aliar conhecimentos técnicos a uma formação humanística consistente, em consonância aos desafios econômicos e sociais do século XXI.

O curso será realizado ao longo de 12 meses, com uma carga horária de 460 horas/aula, distribuídas em disciplinas obrigatórias, seminários, projeto orientado e trabalho de conclusão de curso. Oferecido de forma gratuita, o Laboratório de Gestão será realizado na cidade de Sobral aos fins de semana, uma vez por mês.

Além disso, compõem a formação complementar 24 h/a de seminários atrelados à prática profissional cotidiana dos gestores, contemplando desde elaboração de projetos culturais a discussões das políticas culturais, sistemas e indicadores da cultura, práticas de produção, circulação e difusão, dentre outros.

Criado em um contexto em que cultura e economia encontram-se cada vez mais alinhadas, o Laboratório de Gestão Cultural resultou da iniciativa pioneira do Laboratório de Produção - Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, que surgiu com o objetivo de oferecer formação profissional para produtores culturais do estado do Ceará, de modo a dinamizar o mercado de trabalho e potencializar a atuação desses profissionais no setor.

O Curso será estruturado com disciplinas que abordam as principais questões da área como: conceitos e perspectivas acerca da cultura, políticas culturais, ferramentas para a gestão criativa, direitos culturais, inovação em gestão cultural e estudos em torno de aspectos políticos, históricos e sociais do campo da gestão cultural.

A formatação do Laboratório de Gestão é ideal para qualificar e ressignificar o papel do gestor, por permitir que ele vá além da função administrativa para se efetivar como sujeito criativo, inovador e capaz de contribuir para a pluralidade e fruição cultural. Nesse sentido, o conteúdo programático do curso reúne análises e reflexões para construir um diagnóstico das instituições culturais e dos profissionais que nelas atuam.

Com o objetivo de contribuir para a qualificação profissional de gestores culturais, conselheiros de cultura e técnicos atuantes na iniciativa pública, privada e em instituições sem fins lucrativos, o Laboratório visa potencializar o universo cultural e dar subsídios teóricos e práticos para entender a ação e a política cultural, resultando em práticas inovadoras que valorizam a diversidade, democratizam o acesso à cultura e ampliam a fruição cultural.

Apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Laboratório de Gestão Cultural será realizado pela Universidade Vale do Acaraú - UVA, pela Quitanda das Artes, pela Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA SOBRAL e Instituto BR Arte. O projeto conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Sobral.